Melasma

Melasma

O melasma é mais comum em regiões expostas ao sol, como o rosto, por isso, é muito importante o uso de protetor solar para que o clareamento seja satisfatório e para que não surjam novas lesões. Além disso, o melasma pode ter diversas causas, como alterações hormonais da gravidez, uso de anticoncepcionais, uso de alguns remédios ou envelhecimento, por exemplo.

Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pela esteticista.

O melasma tem cura, e o melhor tratamento varia de acordo com o tipo, o local do corpo afetado e a profundidade da mancha, que pode ser superficial, ou epidérmica, profunda, ou dérmica, e mista, portanto é importante conversar com o dermatologista para decidir qual o tratamento ideal.

O QUE É A ROSÁCEA, E COMO O ESTETICISTA PODE ATUAR PARA AMENIZAR O PROBLEMA?

Muitas pessoas ainda desconhecem essa doença e por isso não conseguem identificar os sintomas. E isso gera dúvidas sobre como esse problema pode ser tratado e quem pode tratá-lo.

O que é?

A Rosácea é uma doença inflamatória crônica e sem cura, que afeta predominantemente adultos e se caracteriza por alternância entre períodos de melhora e agravamento. Ela surge após os 30 anos de idade e é mais comum em mulheres que nos homens. Crianças também podem ter Rosácea, porém são raros os casos. As mulheres são mais acometidas, mas é nos homens que a doença costuma ser mais grave.

A doença acomete a região central da face, causando vermelhidão persistente ou transitória nas áreas da testa, bochechas e nariz, e pode produzir pequenas pústulas, semelhantes á acne, sendo chamadas de acene rosáceas. Diversos recursos têm sido estudados e utilizados no controle da rosácea. Um deles é a drenagem linfática manual que auxilia na remoção das toxinas, melhora o fluxo circulatório e linfático, alivia o eritema e o edema. Deve ser feita por um profissional qualificado. O número de sessões varia de caso para caso, mas ela é essencial nas crises para alívio dos sintomas e também ajuda na prevenção de novos episódios.

A luz intensa Pulsada é muito indicada para tratar os sintomas, embora a doença não desapareça. Observam-se melhoras no eritema, temperatura e aspecto geral da pele facial.

TRATAMENTO DE CICATRIZES DE ACNE

O microagulhamento e o chemical peel são alguns dos tratamentos estético usados combinados para remover cicatrizes de acne, disfarçar manchas, rugas ou linhas de expressão da pele, através de uma estimulação natural feita com micro-agulhas que penetram na derme favorecendo a formação de novas fibras de colágeno, que dão firmeza e sustentação à pele.

SIRINGOMAS

Siringoma consiste basicamente em um tumor benigno, que ocorre em decorrência do aumento do ducto sudoríparo intra-epidérmico, que são os responsáveis pela produção de suor. Aparentemente está ligada a fatores genéticos e aparece com maior incidência em mulheres, especialmente de pele clara.

São feitas de células de gordura, da cor da pele, além de inofensivos, podem desenvolver-se em qualquer idade, mas normalmente aparecem depois da puberdade. Os Siringomas de forma geral, não causam coceira nem dor.

Pode-se obter bons resultados para redução do seringoma através da dermabrasão e do jato de plasma.

Marque um horário para analise da sua condição de pele!